Selo Saudável
Selo Saudável
Tem como objetivos promover informações acerca de escolhas saudáveis; promover educação alimentar e nutricional; contribuir para a redução do número de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e contribuir para a qualidade de vida dos clientes e do restaurante.
A proposta é criar um selo que identifique no cardápio quais preparações são mais saudáveis. Para tanto a preparação deve ter valores reduzidos de sódio, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans. Essas reduções não devem alterar o sabor característico dessas preparações, para tal deve-se procurar maneiras de redução que não interfiram nessas características. É importante seguir o percentual de redução do nutriente desejado na preparação. Assim, as metas de cada estabelecimento devem partir da elaboração das Fichas Técnicas das Preparações.
Após contratação, assinatura de um contrato de nosso serviço a proposta do Selo Saudável se efetuará em 5 etapas, a seguir:
1º Passo: realizar a análise nutricional das preparações.
2º Passo: identificar as preparações saudáveis já existentes e/ou sugerir adequação da receita para torná-la mais saudável e/ou introduzir novas receitas saudáveis.
3º Passo: padronizar as receitas através da ficha técnica.
4º Passo: colar o Selo Saudável nas preparações padronizadas.
5º Passo: identificar o restaurante que aderiu ao Selo Saudável, através de uma placa.
A contratação do selo saudável terá validade de 1 ano. Após esse período o estabelecimento terá duas opções:
- Cancelar a adesão: serão retirados os selos dos cardápios ou placas de identificação das preparações e a placa do estabelecimento.
- Renovar a adesão: os estabelecimentos terão as seguintes opções: 1) Se não houver alteração do cardápio e das fichas técnicas: pagar somente as visitas técnicas e a reimpressão, caso seja necessário, dos selos e da placa. 2) Se houver alteração do cardápio e das fichas técnicas: pagar pelos materiais e novos serviços realizados.
Os estabelecimentos devem se comprometer em realizar as preparações conforme a padronização das fichas técnicas, sob pena da retirada do selo e da placa caso seja verificado o não cumprimento da padronização, para tanto, poderão ser realizadas visitas técnicas de fiscalização.
Para a análise nutricional utilizaremos as Fichas Técnicas Padronizadas do próprio estabelecimento, fazendo uma análise dos ingredientes utilizados.